jusbrasil.com.br
30 de Maio de 2020

Advogado Correspondente, a prática da diligência jurídica

O objeto do presente texto é conceituar e explicar a prática da Advocacia Correspondente.

Taysa C Justimiano, Advogado
Publicado por Taysa C Justimiano
há 2 anos

Mesmo com os avanços tecnológicos, as assinaturas digitais, o peticionamento eletrônico, os processos virtuais, arquivamento digital, entre outros, muitos profissionais do ramo jurídico ainda necessitam do auxílio de seus colegas para que alguns atos processuais sejam realizados.

Considerando também que o número de processos jurídicos aumentou de forma bastante significativa, levando os patronos das causas a adotarem medidas alternativas para conseguirem suprir a demanda, podemos conceituar que o correspondente jurídico é um prestador de serviços, assessorando de certa forma, os colegas, os escritórios de advocacia e empresas que estejam localizadas em cidades ou estados diversos.

Os Advogados Correspondentes, ou advogados de apoio não estão ligados diretamente à causa, porém, podem ser contratados pelo patrono da ação que, adotando todas as cautelas necessárias, conta com o auxílio do colega para realizar chamada diligência jurícica.

A Advocacia Correspondente pode ser definida como todo e qualquer serviço prestado entre Advogados, é a relação advogado x advogado, realizado na maioria das vezes, em caráter emergencial, com a finalidade de se consolidar um ato processual de maneira tempestiva, eficaz e de qualidade, em decorrência da impossibilidade daquele ato ser realizado pelo próprio patrono da causa.

Exemplos de diligências: Protocolos; Consultas; Andamentos Processuais; Emissão de Guias; Elaboração Peças e teses processuais; Cópias e despachos entre outros.

Ao se candidatar a um trabalho como correspondente, você se compromete a realizar a tarefa contratada no prazo acordado e à maneira solicitada. Espera-se, sempre, que você preste um excelente atendimento ao contratante e realize um ótimo trabalho – caso contrário, você será mal qualificado e, como consequência, poderá não ser contratado para futuras diligências.

Alguns advogados, como eu, por exemplo, realizo diligências em várias cidades do Sul de Minas Gerais nas cidades de Muzambinho, Guaxupé, Monte Belo e cabo Verde e procuro desempenhar meus serviços com excelência e agilidade, garantindo segurança e conforto aos contratantes.

Espero ter esclarecido alguns pontos sobre a advocacia correspondente, auxiliando os novos colegas.

Ponho-me à disposição para qualquer dúvida ou trabalho, inclusive diligências.

Att.

⚖ Taysa Justimiano Advocacia e Assessoria Jurídica ⚖

1 Comentário

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)

Ótimo conteúdo ! continuar lendo